segunda-feira, 26 de julho de 2021

A problemática do filtro amarelo nos filmes: Saiba quando ele tem um teor discriminatório




        Sabia que o filtro amarelo em filmes é muitas vezes usado de forma pejorativa?

        Muitos filmes utilizam-se do amarelo na correção de cor para criar uma visão negativa de certos lugares. Por exemplo, não raramente filmes estadunidenses relatam países latinos e asiáticos com esta coloração.

    Mas o que o amarelo quer dizer?

    Quando utilizado pejorativamente, serve para inferiorizar países considerados do "terceiro mundo ", podendo significar sujeira, fome, falta de desenvolvimento, trafico de drogas, etc.

    Mas cuidado!

    O filtro amarelo não tem apenas este significado. Ele pode ser usado para causar a sensação de calor. Um clima tropical, semi-árido ou árido.

    Outro uso do filtro amarelo é quando a intenção é sugerir o horário em que se passa a cena. Por exemplo: o pôr do sol.

    É importante lembrar que filmes que se passam em cenários apocalípticos ou pós apocalípticos tendem a ter uma coloração laranja, que pode se referir à temperatura do ambiente, já citada, mas também a adrenalina, muito comum em filmes de aventura, durante perseguições.

    E por fim, o filtro amarelo pode significar um flashback ou que trata-se de um filme de época, e isso promoveria a metáfora de que a imagem é amarelada tal qual uma foto antiga.

    Nesse caso, porém, se trata de um amarelo mais voltado para o sépia, que e um tanto diferente dos primeiros exemplos citados.

    Por isso que ao analisar o contexto e a perspectiva do filme é possível perceber facilmente qual a intenção de um filtro amarelo e se este é pejorativo ou não.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário