Como o próprio nome ja diz, todos são filmes, o que muda é a duração de cada um. Aliás, a palavra "metragem" vem do cinema analógico, ou seja, o cinema em que tudo era físico e manual. E não digital.
Portanto, "metragem" nesse caso, é literalmente "metro", porque antigamente os filmes eram materiais físicos e eram guardados em rolos. E se um filme gerava um rolo curto, então era considerado de curta duração. Um curta-metragem.
Consenso, no entanto, é algo que não existe sobre a partir de qual minuto um filme é considerado curto, médio ou longo. É um consenso que não se tem nem no Brasil e nem no mundo!
Geralmente, no Brasil um filme é considerado longa-metragem se tiver no mínimo 70 minutos.
Mas, como dito anteriormente, vemos discordância entre essa noção dentro de escolas de cinema, faculdades, professores e festivais de cinema, mesmo que supostamente tenha uma "norma" para isso.
O seu filme de 20 minutos pode ser considerado um curta-metragem em certos festivais, e em outros pode ser considerado como média-metragem. É um mistério!
Nos EUA, a Academia de Artes e Ciências Cinematográfias e o American Film Intitute definem um longa pela duração de 40 minutos ou mais.
Porém, a Screen Actors Guild exige um mínimo de 80 minutos.
No Reino Unido, o British Film Institute segue o padrão da Acadeia e do AFI (80 minutos)
A legislação da França define longa metragem como um filme no formato de 35mm com pelo menos 1 600 metros, o que equivale a 58 minutos e 29 segundos de projeção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário